Geopoéticas e novas epistemes

Pesquisadores do Geopoéticas

Brasil

Denise Espírito Santo

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta de Ensino de Arte no Instituto de Artes da UERJ; professora Procientista da UERJ e do programa de Pós-graduação em Artes e Cultura Contemporânea - PPGARTES; é doutora em Teoria Literária pela UFRJ (2002) e Mestre em Literatura Brasileira pela UFRJ (1994); possui Graduação - Bacharelado em Teoria do Teatro pela UNI-RIO (1990); entre os anos de 2004-2005 foi Professora Visitante (CNPq) no Departamento de Linguagens Artísticas do Instituto de Artes da UERJ; no período de 2008 a 2011 foi professora nos seguintes cursos: Produção Cultural do IFRJ, Curso de Artes Visuais (licenciatura) da UNIGRANRIO, Curso de Artes Visuais (licenciatura) do Centro Universitário de Barra Mansa; foi também coordenadora do curso de pós-graduação em artes visuais do Centro Universitário de Barra Mansa entre os anos de 2004-05; diretora do Instituto de Artes da UERJ entre os anos de 2012-2016, é atual coordenadora do curso de pós-graduação (lato-senso) Ensino da Arte, parceria Instituto de Artes da UERJ, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a Casa França-Brasil. Dramaturga e diretora teatral com vários espetáculos produzidos nos últimos 10 anos, destacando-se o projeto Zona de Contato voltado para uma investigação sobre pedagogias do corpo no teatro e na performance (com financiamento FAPERJ); publicou os livros "Zonas de Contato: usos e abusos de uma poética do corpo" (2014), "Poemas de Qorpo-Santo" (2000) e "Miscelânia Quriosa" (2005). Suas pesquisas relacionam-se ao estudo sobre o corpo/cidade e da arte em territórios não outorgados, observando-se ao mesmo tempo experimentos marcados pelo estatuto da diferença e da alteridade. Em 2016 realizou estágio pós-doutoral na NYU, Performance Studies, sob a supervisão de Barbara Browning e na Universidade de Buenos Aires, sob a supervisão de Ana Longoni.

Maurício Barros de Castro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor adjunto do Departamento de Ensino da Arte e Cultura Popular do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DEACP/ART/UERJ). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES/UERJ), onde atuou como coordenador entre 2017-2019. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em História da Arte (PPGHA/UERJ). Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ). Professor Visitante na Universidade da California/Berkeley. Líder do LAPA - Laboratório de Artes e Políticas da Alteridade e vice-líder do Arte, Cultura e Poder, ambos grupos de pesquisa registrados pelo CNPq. Integrante do Conselho Curatorial do Museu Afrodigital Rio (DECULT/UERJ) e do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB). Coordenador do projeto de Extensão Ações Curatoriais no Museu Afrodigital Rio (DEPEXT/UERJ). Curador, entre outras, das exposições Carlos Vergara: Carnavais Revelados (Galeria Indica, 2016) e Esqueleto: uma história do Rio (com Fred Coelho, Galeria Aymoré, 2019). Publicou diversos livros, como Zicartola: política e samba na casa de Cartola e Dona Zica (Azougue Editorial, 2013), Gilberto Gil: Refavela (Editora Cobogó, 2017) e Arte e cultura: ensaios (Org., Editora Cobogó, 2019). Desenvolve pesquisas na área de arte e cultura, com ênfase numa perspectiva interdisciplinar e nos intercâmbios entre arte contemporânea, antropologia, cultura popular, diáspora africana e relações étnico-raciais.


Sheila Cabo Geraldo

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Concluiu pós-doutorado na Universidade Complutense de Madri (2008), com bolsa Capes, e na Unicamp, no Instituto de Estudos da Linguagem, sob supervisão do Dr. Marcio Seligmann-Silva (2016-17). É bolsista PROCIÊNCIA na Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2006, onde desenvolveu o projeto Arte e História na Contemporaneidade: implicações políticas e atualmente realiza a pesquisa Políticas da memória: estudos sobre o colonialismo e o pós-colonialismo na América Latina (Brasil, Argentina e Chile). Lider do Grupo de Pesquisa Escrita: Arte, História e Crítica, é professora do Programa de Pós-graduação em Artes - PPGArtes e foi editora da revista Concinnitas, do Instituto de Artes da Uerj/PPGArtes entre 2003 e 2011. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP - eleita para o biênio 2011- 2012. Bolsista Produtividade 2 (CNPq). Possui graduação em Desenho e Plástica (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), onde defendeu a dissertação Goeldi: modernidade extraviada. Fez doutoramento em História pela Universidade Federal Fluminense (2001), com a tese Arte e Modernidade Germânica. Foi bolsista DAAD na Freie Universität Berlin em 1998. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte, crítica de arte, arte e política, arte no Brasil, arte contemporânea.


Argentina

Ana Longoni

Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires

É escritora, pesquisadora do CONICET e professora de Teoria das Mídias e Cultura na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Doutora em Artes (UBA), ministra seminários de pós-graduação na UBA e em outras universidades sobre os entrecruzamentos entre arte e política na Argentina e América Latina. Dirige o grupo de investigação “A cultura como resistência? Leituras da transição de produções culturais e artísticas durante a última ditadura argentina”. Publicou, entre outros trabalhos, os livros De los poetas malditos al videoclip (1998), Del Di Tella a Tucumán Arde (2000), o estudo preliminar ao livro de Oscar Masotta, Revolución en el arte (2004); participou da publicação da antologia editada por I. Katzenstein, Listen, Here, Now! Argentine Art of the sixties: Writings of the Avant-Garde (2004), Traiciones. La figura del traidor en los relatos acerca de los sobrevivientes de la represión (2007) e do volume coletivo El Siluetazo (2008). Sua obra para o teatro, La Chira, estreou em 2004 dirigida por Ana Alvarado, e foi incluída na antologia compilada por Jorge Dubatti, Nuevo teatro argentino: dramaturgia(s) (2007). Outra obra de sua autoria, Árboles, estreou sob sua própria direção em 2006. Integra o comitê editor das Revistas Ramona, Ojos Crueles e Des-bordes.

Isabel Plante

Universidade Nacional de San Martín

É professora e pesquisadora da Universidade Nacional de San Martín, em Buenos Aires. Tendo se doutorado em História da Arte pela Universidade de Buenos Aires, a professora Isabel é atualmente pesquisadora do CONICET (Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas) no Instituto de Altos Estudos Sociais da Universidade Nacional de San Martín (Idaes-Unsam). Também é coordenadora do Núcleo de História da arte e Cultura visual do Idaes-Unsam, integrante do Comitê editorial do Anuário do Instituto de Investigaciones sobre Patrimonio Cultural TAREA, e membro do grupo responsável do projeto “Gráfica política y cultura visual en las décadas de 1960 y 1970 en la Argentina. Projeto de levantamento, catalogação, conservação e investigação a partir do archivo de Ricardo Carpani” Préstamo BID-PICT 2015-2254, radicado no Instituto de Investigação sobre o Patrimônio Cultural da Universidade Nacional de San Martín (Tarea-IIPC). Realizou seu doutorado com bolsa do CONICET, da Getty Foundation e do Institut National d’Histoire de l’Art, França.

A professora vem desenvolvendo pesquisas sobre arte e visualidade na aproximação entre a América Latina, a França e os Estados Unidos. Seus estudos concentram-se na produção do século XX, considerando especialmente aquela dos anos 1960 e 70, o que a faz aproximar-se dos discursos fundadores da poética contemporânea de diversos países do continente sul americano, incluindo o Brasil. As pesquisas da professora Isabel Plante, apontando para a arte e a visualidade como forças essenciais na construção de uma diversidade contemporânea, apresentam-se especialmente interessantes pois busca pensar a arte como um processo transversal, onde as narrativas estéticas hegemônicas são postas em questão.


Silvia Dolinko

Universidade Nacional de San Martín

Especialista em História da Arte Argentina e Latino-americana do século XX. Suas pesquisas centram-se na história da gravura e das imagens gráficas. Pesquisadora independente do CONICET, no Instituto de Altos Estudos Sociais, onde co-dirige o Mestrado em História da Arte Argentina e Latino-Americana; coordena o Núcleo de Historia del Arte y Cultura Visual, atuando também como docente. Autora de numerosos artigos e livros, dentre eles, Arte plural. El grabado entre la tradición y la experimentación 1955-1973; editora de Travesías de la imagen: Historias de las artes visuales en la Argentina, e de Palabra de artista: Textos sobre arte argentino, 1961-1981. Foi curadora de exposições no Fundo Nacional das Artes, do Museo Castagnino de Rosario e do Instituto Cultural Cabañas de Guadalajara. Obteve o primeiro prêmio do Sexto Prêmio da Fundação Telefônica em História das Artes Plásticas.


México

David Gutièrez Castañeda

Universidade Autônoma do México

É sociólogo da Universidade Nacional de Colombia (2006), Mestre em História da Arte da Universidade Nacional Autónoma de México, na área de arte contemporânea (2011); Doutor em História da Arte na mesma instituição (2016). Professor pesquisador em tempo integral na Escola Nacional de Estudos Superiores da UNAM, Campus Morelia. Membro do coletivo de pesquisa “Taller de Historia Crítica del Arte” (desde 2006) e da “Red de Conceptualismos del Sur” (desde 2008). Exerceu o cargo de professor pesquisador na Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, no curso de Licenciatura em Artes Visuais (2008-2009), na Universidade Panamericana (2007-2008), no curso de Mestrado em Museologia e Gestão do Patrimônio da Universidade Nacional da Colombia (2006-2009), na Universidade de Comunicação-México (2012) e por fim na Academia de Dança Mexicana (2013-2014). Bolsista pelo Colégio Mexiquense e pela Fundação Ford para o Programa Liberdades Laicas, com vistas a participar de uma estadia de investigação sobre arte e laicidade no Colegio do México (2006). Ganhador do Prêmio Nacional de Crítica de Arte do Ministério da Cultura de Colombia, 2010. Entre suas pesquisas, destacamos: Olhando mais além, going in: Arte e Intereses Sociais em Colômbia (Universidad Nacional de Colombia: 2006); As práticas artísticas contemporâneas como fonte para o aprendizado significativo (Universidade Pedagógica Nacional: 2008); Mapa Teatro 1987-1992 (UNAM: 2009-2012). Exercícios do Cuidado (UNAM, en curso). É autor do livro Mapa Teatro 1987-1992 (2014). Investiga sobre Estudos da Performance, sendo também curador de exposições e assessor em diversas instituições latino-americanas sobre práticas artísticas contemporâneas e processos sociais na América Latina.


Doutorandos

Alysson Amancio de Souza

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Universidade Autonoma do México

Orientadora: Denise Espírito Santo
Coorientador: David Gutièrez Castañeda

Professor, bailarino e coreógrafo. Professor Efetivo no Departamento de Teatro do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau - URCA (CE). Doutorando em Artes na Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ. Mestre em Artes Cênicas no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Especialista em Língua Portuguesa e Arte Educação na URCA (CE). Licenciado em Dança na UniverCidade (RJ). Graduado em Dança e Coreografia na Faculdade Gama Filho e no Colégio de Dança do Ceará. Fundador da Associação Dança Cariri. Diretor e Curador da Semana Dança Cariri. Diretor e coreógrafo da Alysson Amancio Companhia de Dança. Autor dos Livros "Wila" (2015) "Memórias da Dança: Recortes de um movimento" (2012) e Organizador do livro "Tradições e Contemporaneidade nas artes" (2015). Atuou como ator e bailarino na Cia de Dança Janne Ruth, Grupo de Teatro Expressões Humanas, Adão Cia de Dança e Esther Weitzman Cia de Dança.

Daniela Tavares Paoliello

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Universidade Autonoma do México

Orientadora: Cristina Salgado
Coorientador: David Gutièrez Castañeda

Doutoranda em Artes Visuais pelo PPGARTES da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos. Mestre em Artes Visuais pela UERJ. Especialista em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela Guignard, UEMG (2014). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Foi ganhadora do XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (2013), e lançou seu livro "Exílio" em 2015. Conta com diversas exposições em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de publicações em plataformas internacionais. Atua nas áreas da fotografia, vídeo e performance e tem como foco de sua pesquisa as relações Corpo/Paisagem e a produção de auto-ficção.