Geopoéticas e novas epistemes

Diário de campo

Irreverent Care

Vídeo do GT Cuidados Irreverentes, no encontro do Instituto Hemisferio. O evento foi realizado pelas NYU e UNAM e, conduzido pelo Prof. David Gutierrez, reuniu artistas e pesquisadores de vários países.


Universidade da California, Berkeley


Universidade Nacional San Martin

Missão: Universidade Nacional de San Martin – UNSAM Período: 15/09/2019 a 30/09/2019 Profa. Dra. Sheila Cabo GeraldoA missão teve como objetivo estabelecer contato com o Grupo de Pesquisa do Núcleode História da Arte e de Cultura Visual do Instituto de Altos Estudos Sociais daUniversidade Nacional San Martín (IDAES-UNSAM), cuja diretora de Maestria é aDra. Silvia Dolinko, assim como com as Profas. Dras. Isabel Plante e Viviana Usubiaga,do mesmo núcleo. O encontro de trabalho com a Profa. Dra. Isabel Plante, além deplanejar futuros trabalhos de cooperação, resultou na sua vinda em novembro de 2019,como professora visitante no PPGArtes da UERJ, quando pode estabelecer contato como grupo de pesquisa ESCRITA: Arte, História e Crítica, coordenado pela Profa. SheilaCabo Geraldo no Instituto de Artes da Uerj, assim como com o Projeto Geopoéticas enovas epistemes: relações da arte e da cultura na contemporaneidade, do Capes PrInt-Uerj. Nesse Programa, a professora pode entrar em contato com os mestrandos edoutorandos, além de proferir duas palestras sobre a pesquisa que desenvolve naUNSAM. A primeira aconteceu em 7 de novembro e teve como conteúdo o trabalho debordado durante os anos sessenta da cantora chilena Violeta Parra, mas também otrabalho das bordadeiras (arpilleras) dos bairros mais pobres de Santiago do Chiledurante a ditadura do General Pinochet. A segunda aconteceu em 14 de novembro eabordou a presença de artistas da América do Sul em Paris no período de maio de 1968.Durante a estadia em Buenos Aires, no encontro de trabalho com a Profa. Dra. SilviaDolinko, diretora de Maestria em História da Arte Argentina e LatinoAmericana, foramlevantados possíveis e futuros projetos entre as duas universidades e encaminhados ostrâmites de consolidação dessa parceria, conforme carta anexa na aba Secretaria. Aindacomo parte da missão, houve a participação no X Congresso Internacional de Teoria eHistória da Arte / XIX Jornadas – CAIA (Centro Argentino de Investigadores de Arte)nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no qual tanto a profa. Silvia, quanto a profa. Isabel sãomembros de direção. Nesse evento, cujo tema central era Calidad, gusto, capricho.Categorias y criterios artisticos y extra-artisticos de la mirada, apresentei a comunicação"Imagens africanas: julgamento e qualidade" sobre a pintura do artista Heitor doPrazeres e o julgamento de valor de sua obra, que passa pela crítica antropológica aindaimpregnada de uma visão colonializada da arte, que classifica Heitor como pintorprimitivo. Na comunicação, avalio a relação dessa qualificação com a região do Cais doValongo, cuja memória está associada com a escravidão, mas também com aorganização de grupos de ação e cultura afro-brasileira, dos quais Heitor foi um dosmais importantes ativistas. Ainda no âmbito da missão, foi possível acompanhar oseminário Conversaciones errantes: entre el cuerpo y sus alredores, na UniversidadTorcuato Di Tella, de 20 a 22 de setembro, em Buenos Aires. Nesse seminário foiespecialmente interessante a apresentação da mesa de que participou a artista GracielaCarnevale com a palestra "Para nosotros la libertad". Itinerários del 68, em que faz umacartografia do processo de fazer arte, que vai da destruição da imagem de Kennedy porEduardo Ruano, no Prêmio Ver y Estimar, até o acontecimento Tucumán Arde.Também dessa mesa participa o artista Horacio Zabala com a palestra "Tres versionesen el tiempo", que trata da instalação "300 metros de cinta negra para enlutar una plazapública" que apresentou em 1972, como parte da exposição coletiva Arte e ideología –CAYC al aire libre, na Praça Roberto Arlt, sob curadoria de Jorge Glusberg, umainstalação que o artista refez em 2012 no mesmo lugar. Nesse seminário foi possívelestabelecer contato com a artista Graciela Carnevale, com quem pude agendar umavisita ao Arquivo Tucumán Arde, sob sua curadoria, na Cidade de Rosário. GracielaCarnevale teve participação ativa no já histórico evento Tucumán arde, na cidade de Rosário e é hoje quem guarda o acervo e a memória do acontecimento artístico-político.A visita ao arquivo se deu entre os dias 23 e 24 de setembro, quando se pode ter contatodireto não só com as fotos, como também com os documentos de organização e registrode jornais de época. Ainda como parte da pesquisa, pode-se fazer investigações nosArquivos da Fundação Espigas, em Buenos Aires, onde estão arquivados documentos ecorrespondência do artística argentino León Ferrari, artista que também participou doevento Tucumán arde, e de quem pudemos visitar, ainda, o acervo de obras, que está noque hoje é uma espécie de casa-museu. Assim, a missão, cumpriu tanto o propósito deplanejamento e implementação das atividades do Projeto Capes-PrInt do PPGArtes-Uerjpara o final de 2019 e para o ano de 2020, como implementar a pesquisa feita nesseâmbito. Infelizmente o planejamento das atividades foi prejudicado nesse último ano de2020 pelo isolamento social em decorrência da Covid19. Consideramos, entretanto, queum outro plano de trabalho envolvendo os docentes do projeto seja possível em 2021.


X Congresso Internacional de Teoria e História da Arte / XIX Jornadas – CAIA (Centro Argentino de Investigadores de Arte) nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2019